terça-feira, 12 de junho de 2012

Texto portfolio

http://www.uepg.br/uepg_departamentos/demet/disciplinas/Roteiro%20portf%C3%B3lio.pdf

Portfólio


 O Portfólio pode ser um instrumento ótimo para organização de registros de atividades, subsidiando a prática do professor no processo avaliativo. Ao elaborar esta organização estabelecemos certos critérios ao longo de sua composição, tornando-se uma coleção planejada de trabalhos produzidos por alunos ao longo de um período de tempo, esta escolha pode acontecer de forma a envolver tanto o professor quanto o aluno selecionando os melhores trabalhos ou produtos por ele realizado, isso proporcionara uma visão alargada e pormenorizada dos diferentes componentes do desenvolvimento do aluno. Os trabalhos a serem inseridos devem ser selecionados de forma a revelar as aprendizagens mais significativas do percurso escolar do aluno. Sua construção é contínua, progressiva e dinâmica, para que seu conteúdo possa ser melhorado, alterado ou aumentado.
É uma forma de trabalhar com registro, auxiliando na reflexão sobre a própria produção e também oferecendo informação para a prática pedagógica do docente.
O Registro segundo Madalena Freire, constitui-se como instrumento indispensável na construção desse sujeito criador, o qual deseja ser autor do seu próprio sonho....
Registro é história, memória individual e coletiva eternizadas nas palavras grafadas....
O que pode conter em um portfólio:
ü  Registro escrito do professor e/ou aluno;
ü  Fotografias das atividades e projetos ( momentos mais significativos);
ü  Desenhos;
ü  Depoimentos dos colegas;
ü  Depoimentos dos gestores;
ü  Filmagens.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Guia de especialidades escoteiras

http://www.geat.com.br/Especialidades/Especialidades.htm

Especialidades do escoteiro todos as novas especialidades estão aqui neste Site.