sábado, 28 de julho de 2012

Contextualizando a mudança- da teoria à prática


Roda de conversa Educação Infantil.
Tema Gerador: Cuidados com os animais.
Conhecer quais são as idéias que meus alunos tem sobre o assunto;
Levá-los a comentar sobre quais são os animais que temos maior contato em nosso dia-a-dia;
Durante a conversa na roda fui descobrindo que a maioria dos alunos da sala tem um animal de estimação (cavalo, cachorro, galinha, pato, passarinho, entre outros), fiquei até um tanto impressionada com as informações que eles já traziam consigo. Fiz diverso questionamento de como é a alimentação destes animais, onde eles ficam seu tamanho etc...e como se trata de uma escola da zona rural, o contato com os animais é mais comum, os pais também facilitam este envolvimento, pois os alunos acabam contribuindo com os cuidados necessários auxiliando nas atividades, segundo seus relatos. Um dos alunos que mora no haras comentou até mesmo sobre as vacinas que os cavalos devem tomar, pois ele acaba vendo o seu pai fazer as aplicações.
Outra observação que foi possível nesta conversa foi a demonstração de carinho e afeto das crianças ao comentar sobre seus animais, e como isso é marcante e significante, todos queriam falar sobre, obtive informações e conhecimento que fizeram me aproximar mais deste universo rico que os alunos participam em seu dia-a-dia.
No decorrer da roda de conversa que até então seria somente uma conversa notei o forte interesse destes alunos sobre o assunto, foi além da minha expectativa, porém como eu não poderia estar dando continuidade a atividade sugeri para a professora que então elaborasse com a sala uma ficha do animal de estimação, para que levassem fotos para expor aos colegas e que continuassem com pesquisas para obter mais informações nas diversas fontes, como livros e revistas durante a próxima semana. Vejo que nesta roda de conversa surgiram muitas idéias que podem ser aproveitadas para o trabalho com o Projeto de Educação Ambiental que já esta em andamento.
Foi uma experiência muito gratificante, por se tratar de alunos tão pequenos que se envolveram e conseguiram se expressar tranquilamente, agora vou aguardar o andamento das atividades que vão suceder.